Conteúdo

Candidatos à Prefeitura de São Paulo recebem do Selur modelos de otimização do serviço de limpeza urbana da Capital

Durante o mês de setembro, o Selur convidou os candidatos à Prefeitura de São Paulo para apresentar “Modelos para Otimização de Serviços de Limpeza Urbana e Implicações para a Cidade de São Paulo”. Desenvolvido em parceria com a consultoria McKinsey, o estudo aponta desafios para o serviço de limpeza nas grandes metrópoles, fazendo um paralelo entre cenários internacionais e a capital paulista.

Temas fundamentais para o setor, como a arrecadação específica e sustentabilidade de longo prazo, foram abordados; assim como três sugestões de novos modelos para o tratamento de resíduos em São Paulo, considerando modelos externos bem-sucedidos e sugestões de interlocutores do segmento.

Uma das conclusões do documento é que não basta apenas dedicar a renda do serviço para limpeza das vias públicas, mas também é preciso investir na conscientização da população acerca do tema. Algumas empresas já fazem isso de forma independente, mas não há um projeto unificado entre iniciativa pública e privada.

Todos os concorrentes à eleição municipal paulistana receberam o convite da entidade para conhecerem as propostas; os candidatos Celso Russomano e Major Olímpio estiveram na sede do Selur na capital e receberam o estudo em mãos.