Conteúdo

Estudo feito pelo SELURB é destaque na imprensa

Estudo feito pelo Departamento de Economia do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (SELURB) sobre a poluição atmosférica causada pela disposição de lixo irregular no Brasil ganhou amplo espaço na imprensa no começo do mês de junho, em lembrança ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A temática “Poluição do Ar” foi escolhida pela ONU neste ano para as ações de conscientização sobre a data.

O estudo conduzido pelo economista Jonas Okawara revelou que, somadas, a emissão de gás carbônico proveniente da queima ilegal de resíduos e a emissão de gás metano decorrente da decomposição de matéria orgânica em lixões supera a poluição causada pelo vulcão Etna, na Itália, sendo equivalente à circulação de três milhões de carros à gasolina.
Entre as dezenas de publicações na imprensa, destacam-se uma matéria de mais de 5 minutos no Bom Dia Brasil, da TV Globo. Feita pelo repórter Alan Severiano, a matéria ouviu, além de Okawara, o diretor de Sustentabilidade do SELURB, Carlos Rossin, que falou sobre a importância de um modelo de arrecadação específica para o serviço de Limpeza Urbana no país. No mesmo dia, Okawara deu uma entrevista sobre o tema na CBN.

O estudo também ganhou as páginas do jornal O Estado de S. Paulo, da Folha de S. Paulo e da Agência Brasil, além de diversos outros portais pelo Brasil afora.