Ações da entidade durante a pandemia são destaque na imprensa
Desde o início da pandemia, as ações levadas adiante pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana – SELURB para fazer com que os interesses do setor fossem ouvidos pelas autoridades foram destaque em centenas de veículos de imprensa pelo país inteiro.
O pedido de proteção aos profissionais do setor feito ao Ministério da Saúde foi noticiado por portais e jornais impressos da maior parte dos estados brasileiros. Já as medidas econômicas, solicitadas aos ministérios do Desenvolvimento Regional e da Economia ganham as páginas de jornais como o Valor Econômico, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Gazeta do Povo, além de também ser destaque na Agência Brasil e no UOL.
O grande número de publicações acompanha os resultados que já vinham sendo obtidos desde o ano passado. Em 2019, por exemplo, o Selurb colecionou resultados relevantes na imprensa em 2019. Ao todo, as matérias mencionando a entidade ou provocadas por ela atingiram a marca de 462 publicações, chegando a cerca de 34 milhões de pessoas. Se este espaço na imprensa fosse convertido em material publicitário, o valor equivalente de investimento seria de R$18,5 milhões.
Durante o ano de 2019, foram divulgados estudos elaborados pelo departamento de Economia do SELURB, como o que mostra quais são os dados socioeconômicos que causam a existência de lixões em muitos municípios brasileiros, outro que media a quantidade de gases estufa produzidos por depósitos irregulares de resíduos no Brasil (equivalente a um vulcão ativo) e o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana, calculado desde 2016 e que mede a aderência dos municípios à PNRS.
Os diretores do Sindicato também se reuniram com jornalistas influentes na cobertura do setor, dos mais importantes veículos jornalísticos do país, caso de O Estado de S. Paulo, Valor Econômico, Folha de S. Paulo e TV Globo.
Mais de 90% do conteúdo sobre a entidade e o setor no último ano foi veiculado por plataformas online. Também houve reportagens em jornais impressos, rádios e emissoras de TV. O trabalho com a imprensa continua ativo em 2020.