Conteúdo

Após negociações, Selur e sindicatos profissionais anunciam acordo em São Paulo

Após diversas reuniões e negociações, o SELUR e os sindicatos dos profissionais de limpeza urbana de São Paulo, SIEMACO e STERIIISP-Motoristas, concluíram acordo para renovação das convenções coletivas para o período de 01/09/18 a 31/08/19. Buscando uma solução que fosse viável para todos os envolvidos no processo, a negociação levou em conta as peculiaridades que surgiram por meio do advento da Reforma Trabalhista, sancionada em 2017, e pelo caráter emergencial de contratos firmados com o poder público no município.

O acordo firmado entre os representantes das empresas e dos trabalhadores previu reajuste salarial de 4% (até o limite de R$ 7.035,00), de 6% para auxílio refeição o e 5,5% para auxílio alimentação, passando a vigorar a partir do dia 1º de setembro de 2018. Para os salários acima do valor estipulado, foi garantido o reajuste de 4% em cima do valor de R$ 7.035,00.

Um dos principais pontos da negociação foi referente ao adicional de insalubridade. Esta questão, no entanto, ficou condicionada a um contrato novo e futuro por parte da empresa que estiver na operação dos serviços e a Prefeitura de São Paulo, não podendo ser inserida em um contrato de emergência.

“A negociação neste ano foi um processo que exigiu bastante dedicação e capacidade. Felizmente, conseguimos finalizar num acordo aceito por todos e que fortalecerá ainda mais nossas relações de trabalho na capital paulista”, diz o presidente do Selur e do Selurb, Marcio Matheus.

A Convenção Coletiva de Trabalho decorrente do acordo já está no Sistema Mediador do Ministério do Trabalho e os resultados da negociação foram comunicados por carta circular a todas as associadas do SELUR e por meio de ofício à Presidência da AMLURB  e ao Secretário Municipal das Prefeituras Regionais para o devido conhecimento e  processamento pela Fazenda Municipal.