Conteúdo

COP-26 discute mudanças climáticas e países se comprometem a reduzir emissão de gases estufa

Líderes e autoridades de todo o mundo estão reunidos em Glasgow, na Escócia, para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, também conhecida como a COP26, um dos principais eventos globais para discutir questões climáticas.

Enquanto o planeta caminha para uma retomada econômica em meio aos efeitos da pandemia de Covid-19, a assembleia tem o objetivo discutir e negociar ações que possam frear a mudança do clima, com metas e compromissos de diferentes nações, pois os efeitos do aquecimento global podem ter consequências devastadoras em diferentes pontos do mundo, a exemplo do aumento do nível do mar e da redução de chuvas.

Um dos compromissos assumidos pelo Brasil na conferência é a redução de emissão de gás metano, causada principalmente pelo setor agropecuário. A decomposição de lixo orgânico, no entanto, também tem impactos relevantes e que podem ser mitigados desde que o setor alcance sustentabilidade financeira para manutenção dos serviços de coleta, tratamento e descarte ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.

Os cerca de 3 mil lixões que ainda existem no Brasil lançam cerca de 27 milhões de toneladas de CO2 equivalentes por ano. Para garantir o encerramento destes depósitos ilegais, a construção e a manutenção de aterros sanitários, além da implementação de soluções como produção de biogás a partir da queima do lixo, o Novo Marco do Saneamento, sancionado em 2020, instituiu a criação de sistemas de cobrança pelos serviços. O objetivo é oferecer serviços mais eficientes, com a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e criar oportunidades para investimentos no setor.