Conteúdo

Programa de Qualificação Cepro-Selur forma mais 36 profissionais

A empregabilidade de pessoas com deficiência (PCD’s) é garantida, no Brasil, pela Lei nº 8.213, conhecida também como Lei de Cotas para PCD, que prevê o preenchimento de 2% a 5% das vagas do quadro de funcionários de uma empresa com profissionais reabilitados ou com deficiência. Após sua implementação, as oportunidades de trabalho para pessoas com algum tipo de deficiência aumentaram, embora ainda existam muitos desafios a serem vencidos.

Foi pensando nisso que, há 11 anos, o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana de SP, em parceria com o Centro Profissionalizante Rio Branco – Cepro, dentro do Projeto Selur Social, desenvolveu o Programa de Qualificação Profissional para Surdos, Pessoas com Deficiência Física e Reabilitados do INSS. Desde então, mais de 900 pessoas se formaram pelo programa.

A solenidade de formatura da 22ª turma do Programa, composta por 36 alunos, ocorreu em 16 de dezembro, no Campus Lapa da Faculdade Rio Branco, em São Paulo, tendo como Paraninfo o Sr. Eduardo Halim José do Nascimento, Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/SP, e contou com a presença do Presidente do SELUR, Marcio Matheus,  do Presidente da Fundação de Rotarianos de São Paulo, Nahid Chicani; da Diretora do Cepro,  Susana Penteado, da representante do SELUR Social, Susane Bragança, além de familiares, amigos e ex-alunos do programa.

Para Susana Penteado a participação no Programa de Qualificação vai além da capacitação profissional. “Além de maior empregabilidade, qualificação profissional e inserção/reinserção no mercado de trabalho, o programa também tem como objetivos incentivar educação e proporcionar melhora da autoestima e desenvolvimento pessoal a essas pessoas, benefícios que eles levarão para a vida”.

20ª Oficina de Surdez e Acessibilidade é concluída em São Paulo

Organizado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana, em parceria com o Centro Profissionalizante Rio Branco e o Centro de Educação Para Surdos Rio Branco, no âmbito do Projeto SELUR Social, ocorreu no dia 2 de dezembro de 2019, no Campus Lapa das Faculdades Integradas Rio Branco, o encerramento da 20ª Oficina de Surdez e Acessibilidade.

Com o objetivo de tornar possível a comunicação dos gestores de RH das empresas do setor com o indivíduo surdo, a oficina foi realizada ao longo de 10 encontros no Campus Lapa, sempre no período vespertino.

Durante a aula de encerramento, os alunos ouvintes fizeram a interpretação, em libras, da música “Oração”, do grupo “A Banda Mais Bonita da Cidade”. Em seguida, receberam o certificado de conclusão das mãos da diretora do Cepro, Susana Penteado, e dos instrutores, Eduardo Sabanovaite e Rubens Gomes.
As inscrições para próxima oficina iniciam-se em meados de fevereiro deste ano, com previsão de ser ministrada em meados de abril próximo.