Conteúdo

SELURB apresenta ISLU 2018 durante reunião da ABDIB

A equipe de economistas e consultores do SELURB esteve no último dia 31 de outubro na sede da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base – ABDIB, em São Paulo, para apresentar os dados obtidos por meio do ISLU 2018, assim como as estratégias traçadas para conscientizar a população e os gestores públicos sobre a importância de um sistema de arrecadação específica para limpeza urbana nos municípios brasileiros. Na ocasião, os representantes da entidade apresentaram também as medidas setoriais que estão sendo tomadas em relação ao julgamento do Código Florestal no STF.

O economista Jonas Okawara, um dos membros da equipe, apresentou aos presentes alguns números sobre a coleta, gestão e tratamento de resíduos sólidos no país, evidenciando a aderência – ou falta dela – dos municípios brasileiros em relação à Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na apresentação, ficou claro que as cidades que não possuem arrecadação específica para a atividade de limpeza urbana possuem muito mais dificuldades em se adequar ao que está previsto na política.

O estudo mostra que 75,8% dos municípios do Sul e 40,3% do Sudeste, ainda que parcialmente, já encontraram uma forma de captar recursos para este fim. Nas outras regiões do país, no entanto, os percentuais são extremamente baixos: Centro-Oeste 18,8%, Norte 14,7% e Nordeste 4,9%.

Esta realidade se torna base para que o SELURB defenda que os municípios adotem algum método de cobrança. Foram ainda apresentados alguns excelentes exemplos de países e cidades, inclusive no Brasil, que tiveram sucesso na implementação de taxas e tarifas. Em linha, a entidade anunciou a formatação com a PwC de um estudo específico sobre modelos de cobrança regionalizados. O consultor de sustentabilidade do SELURB, Carlos Rossin esteve presente para explicar alguns pontos a serem abordados por tal estudo.

O presidente Márcio Matheus salientou a imprescindibilidade desses estudos para conscientizar os gestores públicos e a população quanto à importância do tema. Nesse sentido, a entidade está elaborando um plano de comunicação em conjunto com as agências Dominium Comunicação e Danthi Comunicações.

Os representantes das demais entidades presentes puderam tirar dúvidas e promoveram um debate produtivo em prol das iniciativas do SELURB.