Conteúdo

SELURB participa do Waste Expo Brasil 2019

Durante os dias 12, 13 e 14 de novembro, aconteceu em São Paulo a Waste Expo Brasil. A exposição é um dos principais eventos comerciais no país sobre Gestão de Resíduo Sólidos, reunindo de um lado, fabricantes e fornecedores de máquinas, veículos, equipamentos, implementos e prestadores de serviços especializados e, de outro, operadores e concessionários de limpeza pública, de biomassa e saneamento, recicladores e processadores de sucata, agências federais e órgãos reguladores, administradores públicos, engenheiros e outros técnicos do setor.

O presidente do SELURB, Márcio Matheus, e o Diretor de Sustentabilidade da entidade, Carlos Rossin, participaram dos debates que tinham como objetivo discutir o futuro da limpeza urbana e a gestão de resíduos no Brasil. Durante os três dias de evento, os representantes do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana fizeram palestras sobre o assunto.

No primeiro dia, Carlos Rossin tratou da Sustentabilidade Econômico-financeira da Limpeza Pública, abordando a necessidade de modernização dos modelos de custeio da atividade adotados no Brasil. A segunda apresentação, em formato de painel, mediada pelo presidente da ABLP, João Gianesi, ficou reservada à introdução do lançamento do Pacto de Integridade no Setor de Limpeza Urbana, Resíduos Sólidos e Efluentes, com a participação do Secretário Executivo da Rede Brasil do pacto Global da ONU, Carlo Pereira, da Analista de Projetos do Instituto Ethos, Juliana Prado, do Presidente da Abetre, Luiz Gonzaga, e do Presidente do Selur, Márcio Matheus, discutindo a importância do estabelecimento de um código de conduta para as empresas de todo o setor, com o objetivo de combater a corrupção e de prevenir situações em que haja conflito de interesses.

Por fim, no terceiro dia, Marcio Matheus e Carlos Rossin apresentaram ao público presente a Edição 2019 do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana – ISLU, estudo desenvolvido em parceria com a PwC, com o objetivo de medir a aderência dos municípios à PNRS, considerando critérios como engajamento, recuperação de recursos coletados, sustentabilidade financeira e impacto ambiental.