Temas setoriais em destaque na mídia
No mês de junho, temas estratégicos como o novo Código Florestal e a revisão do Marco Legal do Saneamento seguiram repercutindo na imprensa. Entre as reportagens veiculadas, destaca-se o artigo de opinião “Aterro não é lixão”, assinado por Fabrício Soler e publicado pelo jornal O Globo, no qual o advogado chama a atenção para o entendimento equivocado do STF no que diz respeito à gestão de resíduos na decisão sobre o novo Código Florestal.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, também esteve presente na imprensa ao longo do mês. Os dados levantados pelo Departamento de Economia do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb), em parceria com o engenheiro especialista em sustentabilidade, Carlos Rossin, foram destaque em mais de 130 matérias em veículos como Folha de S.Paulo, Globo News, SPTV 1ª edição e Agência Brasil.
Durante o segundo trimestre de 2018 (abril a junho), foram veiculadas, ao todo, mais de 200 reportagens – pautadas pelo Selurb – relacionadas ao novo Código Florestal, Marco Legal do Saneamento, suspensão de licitação para serviço de limpeza urbana em São Paulo, suspensão de coleta devido à paralisação de caminhoneiros, processo seletivo para curso profissionalizante do Cepro-Selur e Dia Mundial do Meio Ambiente. Estima-se que mais de 17 milhões de pessoas tenham sido impactadas com as mensagens emitidas.
Os canais do Movimento Lixo Cidadão também abordaram essas questões, em uma estratégia de amplificar o debate sobre os assuntos junto à população. Iniciativas pioneiras do setor de limpeza urbana também tiveram destaque no movimento. No mesmo período (abril a junho), foram 74 publicações no Facebook, com um alcance de aproximadamente 240 mil pessoas. Já no blog, foram 13 artigos especializados sobre temas de interesse do setor.
Um dos destaques nas redes sociais do movimento foi o debate sobre o Novo Código Florestal e como ele pode influenciar a gestão de resíduos sólidos no país, reforçado pela campanha #eSeOCódigoFlorestalNãoMudar?. Ainda sobre o tema, o vídeo “A diferença entre um lixão e um aterro sanitário” ofereceu um panorama sobre a realidade no Brasil, sendo amplamente divulgado em todos os canais, com grande impulsionamento para obter maior alcance.
Outros destaques foram a criação do perfil do Movimento Lixo Cidadão no Instagram, se tornando mais um canal de comunicação com o público, e de uma página sobre Lixão na Wikipédia, a fim de fazer a diferenciação clara entre lixão e aterro sanitário. Afinal, até então toda vez que se buscava no Google por lixão, o primeiro conteúdo que aparecia para o internauta era a definição de aterro sanitário na enciclopédia virtual.
Julho/2018