Conteúdo

Estudo sobre a Composição dos Custos de Execução de Serviços de Limpeza Pública no Estado de São Paulo

Estudo sobre a Composição dos Custos de Execução de Serviços de Limpeza Pública no Estado de São Paulo está disponível em nosso painel Publicações/ Estudos e Planilha de Custos

As planilhas são precedidas por explicação destinada a torná-las de fácil aplicação, acessíveis, não somente aos especialistas em custos, mas a todos os administradores e técnicos ligados ao assunto. A finalidade do trabalho é que essas planilhas sejam usadas não apenas no município de São Paulo, mas em todos os municípios do Estado e, quiçá, de todo o País. As planilhas são flexíveis, podendo se adaptar às mais diversas situações, qualquer que seja o tamanho do município, à entidade prestadora do serviço – Prefeitura ou empresa contratada, à forma de contratação ou concessão adotada e ao nível de investimento necessário para a execução dos serviços.

O estudo contempla as atividades de coleta e transporte de resíduos sólidos de natureza domiciliar, de coleta de resíduos do sistema de saúde, de coleta seletiva, de operações de transbordo, e de varrição das vias públicas.
Como resultados dos trabalhos desenvolvidos, são apresentados os seguintes produtos:
 Relatório Técnico;
 Planilhas eletrônicas de custos de execução dos seguintes serviços:
 Coleta e transporte de resíduos sólidos de natureza domiciliar;
 Coleta de resíduos sólidos do sistema de saúde;
 Coleta seletiva;
 Operação de transbordo;
 Varrição de vias públicas.

As planilhas desenvolvidas são flexíveis e destinadas a contemplar as situações mais diversas de limpeza urbana, quer o serviço seja efetuado pela própria Prefeitura ou terceirizado; quer se trate de concessão ou de contrato; quer os equipamentos sejam próprios ou sejam alugados; quer haja subcontratação de parte dos serviços ou não haja.
As planilhas foram desenvolvidas em EXCEL. Conforme já mencionado, elas são precedidas de explanação, a fim de torná-las mais acessíveis aos usuários. Um exemplo numérico, com dados fictícios, é também apresentado, para ilustrar sua utilização.
Nas dezenas de serviços de limpeza urbana existentes, as cinco planilhas de custo aqui apresentadas não somente constituem a maior parcela de gastos na área, como também servem de modelo para as planilhas de custo dos demais serviços. O arquivos em anexo que contém as planilhas em Excel está em nosso painel Publicações/ Estudos e Planilhas de Custos.

Planilha de Custo 2014