Conteúdo

Praças marcam história de vida do varredor Valter da Silva

Quem faz a diferença_Valter

Praças são muito mais que locais de trabalho para o varredor Valter da Silva, que encontrou nesses espaços amor, amizades, diversão e conhecimento. É com prazer que o colaborador da limpeza urbana relata os muitos acontecimentos marcantes que vivenciou enquanto realizava sua atividade, considerada por ele “um privilégio”.

Entre bancos, jardins e árvores carregadas de frutas maduras com “gosto de infância”, Valter fez amigos como o “senhor João”, que costuma contar histórias dos netos e não esconde a saudade do “seu tempo.” O convívio com os frequentadores das praças também fez com que o varredor adquirisse o gosto pela leitura. “As crianças sempre trazem para mim um livro e dizem que eu não preciso devolver, que é para emprestar para outras pessoas”, conta Valter, que trabalha há cerca de quatro anos para a Inova – Gestão de Serviços Urbanos, associada do SELUR.

Foi em uma praça que Valter conheceu a esposa, que morava perto e logo ficou amiga. “Já estamos casados há três anos e ainda estamos nos conhecendo. Acho mesmo que a gente nunca vai parar de se conhecer.”

Este relato sensível e emocionante integra o livro “Histórias de Gente, Histórias da Gente”, idealizado pelo Infinito Cultural e a Inova.