Conteúdo

Logo do SelurbO SELURB – Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana, foi constituído e está em formação, com objetivo de que todos os Estados da Federação possam ter representações locais capazes inequivocamente de dar à atividade econômica Limpeza Urbana condições de desenvolvimento em todos os campos de sua atuação.

Essas condições devem, entre outros aspectos, levar em consideração as realidades locais, seja no plano das relações de trabalho e sua melhoria constante com vistas à saúde e segurança dos trabalhadores, suas condições sociais, bem como o correto uso de equipamentos e tecnologias que sejam de uso necessário ao melhor desempenho das atividades.

Tendo em vista as disposições contidas na Lei 12.305/2010, é desejável que haja troca de expertise e concomitante colaboração com os governos municipais, de forma que referida legislação possa ser aplicada dentro das metas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Entendemos que as atividades que constituem a cadeia de manejo dos resíduos sólidos é a bastante complexa, com diversas inter-relações em aspectos operacionais, de gestão e administração, e somente uma entidade focada nossas atividades pode produzir informações e conhecimento que objetivem a racionalidade, o uso da boa técnica e a visão de responsabilidade para com as comunidades que recebem esses serviços.

É para tudo isso que o SELURB se apresenta como representante da categoria econômica Limpeza Urbana, que sem dúvida alguma é uma das atividades essenciais às populações atendidas por empresas especializadas.